Sistema imunitário
Órgãos
Existem órgãos linfoides:
- Primários - locais de formação das células imunitárias, onde os leucócitos se diferenciam e atingem a maturação (timo e medula óssea).
- Secundários - locais de circulação e armazenamento das células imunitárias. São também locais onde se verifica a captura e destruição de agentes patogénicos.
Diferenciação de linfócitos
Têm origem na medula óssea vermelha a partir de células percursoras, linfoblastos. As que se diferenciam pela influência do TImo chamam-se linfócitos T (de Timus) e as que continuam na medula chama-se linfócitos B (de Bonemarrow).
No seu processo de desenvolvimento, ambos adquirem recetores, tornando-se capazes de resposta imunitária e depois são colocados nos glânglios linfáticos, dando-se como prontas para atuar em caso de necessecidade.
E o sangue tem em suspensão no plasma leucócitos, para além das plaquetas ou hemácias.
Os leucócitos conseguem atravessar através dos poros dos vasos sanguíneos para os tecidos envolventes, alterando a sua forma - diapedese.
Conseguem, também, capturar, por endocitose, células ou de restos de células que são destruídas em vesículas digestivas. As células que realizam a fagocitose são os fagócitos.
De acordo com a sua morfologia, observada a microscopio ótico, podem ser considerados como granulócitos ou agranulócitos, sendo a diferença aqui a textura e diâmetro do citoplasma.