Agentes patogénicos
Vírus
São pequenos agentes infeciosos, cujo genoma é construído por uma ou mais moléculas de ácido nucleico (RNA ou DNA).
A reprodução dos vírus só ocorre dentro de células vivas por eles parasitadas. Essas células hospedeiras podem ser procarióticas ou eucarióticas (protistas, células de fungos, células de plantas ou de animais).
Os vírus utilizam organelos, enzimas e reservas bioquímicas das células hospedeiras para a produção de proteínas e ácidos nucleicos virais. Muitos vírus possuem um invólucro com constituição idêntica à membrana celular da respetiva hospedeira. Nestes casos, as glicoproteínas do invólucro viral ligam-se a receptores da membrana da célula hospedeira, enquanto o conteúdo penetra no interior. A replicação do DNA viral ocorre dentro do núcleo da célula hospedeira, assim como a transcrição dos respetivos genes.
O mRNA viral migra para o citoplasma da célula hospedeira e liga-se aos ribossomas. Os ribossomas da célula fazem a tradução do mRNA viral e produzem as proteínas do vírus. No citoplasma, o ácido nucleico e as proteínas virais organizam-se e aproximam-se da membrana celular, ficando rodeados por ela, e formam novos vírus que abandonam a célula.
Bactérias
São agentes infeciosos cujo modo de infeção inclui o contacto direto com o material infetado (pelo ar, comida, água ou insetos, por exemplo) e o seu tratamento inclui antibióticos. Existem, também, bactérias simbiontes do ser humano, que não são prejudiciais, antes pelo contrário.
A reprodução das bactérias dá-se da seguinte forma:
A ação patogénica das bactérias pode ser expressa de três diferentes modos:
Protozoários
Alguns destes microrganismos são parasitas, causando doenças.
Fungos
Os fungos podem ser decompositores, mas alguns são parasitas, causando variadas doenças
E outros organismos parasitas...